No ultimo fim de semana acabamos oficialmente a época 2010/2011. Foi uma época um pouco atipica desde logo marcada por um modelo competitivo completamente absurdo, que não defende os interesses da formação nem sequer a promove. Esperemos que depois de todas as trapalhadas que a AFA protagonizou esta temporada, na próxima arrepie caminho e tenha a decência de organizar campeonatos como deve ser - série unica de todos contra todos e começar a pensar em criar uma 2ª divisão para assim podermos ter sempre niveis de competitividade aceitáveis. Só desta forma é possivel apurar um campeão justo e promover a competitividade! Quanto ao campeonato em si fica marcado pelo mau nivel das arbitragens e pela desorganização de quem devia organizar..
No que diz respeito ao futsal o nivel foi baixo, com poucas equipas a mostrarem futsal. Na zona sul a excepção foram sem duvida o Telhadela, para mim a equipa com mais argumentos desta zona, embora com um plantel um pouco curto, mas a que apresentava melhor fio de jogo, bons principios, apesar de não ter alcançado o 1º lugar, o Travassô e o Veiros que a espaços também mostrou bons argumentos.
Quem acabou por dominar foi o Barrô mas o futsal aprsentado é pobre e vive sobretudo do seu elemento mais avançado o que fez com que a equipa jogasse um futsal demasiado directo. O Kapa deu um salto qualitativo muito por força dos "reforços" de 2º ano que conferiram á equipa muito musculo e força. Quanto ao futsal apresentado, assentava sobretudo nas marcações individuais, por vezes a roçarem a violência e num futsal directo. Não é bonito mas vai sortindo efeitos pelo menos nestas idades...
As restantes equipas fizeram campanhas mais discretas, com niveis de futsal ainda mais baixos. Na zona norte o Escapães dominou e provou ser uma equipa de outro campeonato, com boa circulação de bola, bons principios de jogo. Logo de seguida Ossela e também FCC Lourosa demonstraram ser equipas bem trabalhadas. Estas foram sem duvida as que mais se destacaram ao longo da época.
Quanto a nós fica a sensação que podiamos ter feito um pouco mais e melhor, embora a qualidade do futsal apresentado fosse regra geral bastante bom. A equipa ficou demasiado marcada pelos acontecimentos do jogo de Telhadela e a partir daí nunca mais se encontrou consigo própria. A muita brincadeira e pouco empenho nos treinos de alguns atletas também não favoreceu o grupo.
A nivel individual tenho de destacar pela positiva o Gonçalo que fez 2/3 de competição muitos bons, tendo no entanto "caido" nos ultimos jogos; o Dani pela evolução que teve, deu sempre mta segurança como ultimo homem; o Alexandre não começou tão bem a epoca mas terminou em grande sendo mais uma vez o melhor marcador da equipa; o Ruben também se apresentou bastante bem ao longo da competição, melhorou bastante, mas poderá ainda ser mto melhor se ganhar força e confiança em si proprio.
Pela negativa destacaram se 2 atletas que fizeram uma epoca muito distante do que podem e sabem fazer. Desde logo o Ricardo, que esteve francamente mal na baliza em muitos jogos, fruto de muita desconcentração e brincadeira. Se corrigir estas 2 situações poderá ser um excelente guarda redes no futuro. O outro foi o Hugo. Época para esquecer, lento, apático, demasiado rezingão e com muito pouca vontade de trabalhar.. É pena porque o Hugo tem qualidades acima da média, mas terá de mudar rapidamente a sua forma de estar e trabalhar para não voltar a repitir esta época. Fazer 3 ou 4 jogos bons num campeonato inteiro não é aceitavel.. Tem de trabalhar mais. Os restantes elementos fizeram epoca razoavel, continuando o seu processo de crescimento, destacando o Diogo como o atleta com mais potencial deste grupo. Se trabalhar pode alcançar coisas engraçadas no futsal!
Agora até final de Junho vamos continuar a treinar, participar em alguns torneios, destacando a presença num Torneio em Madrid, por forma a darmos continuidade á preparação da próxima temporada!!
Sem comentários:
Enviar um comentário